terça-feira, 28 de setembro de 2010

Canção do exílio

Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;

As aves, que aqui gorjeiam,

Não gorjeiam como lá.
Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,

Nossos bosques têm mais vida,

Nossa vida mais amores.
Em  cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer eu encontro lá;

Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá.
Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;

Em cismar –sozinho, à noite–

Mais prazer eu encontro lá;

Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá.
Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;

Sem que disfrute os primores

Que não encontro por cá;

Sem qu'inda aviste as palmeiras,

Onde canta o Sabiá. 

 
De Primeiros cantos (1847)
 

Um comentário:

  1. Aviso aos navegantes(I):quais serão os audazes que postarão outras versões da "Canção do Exílio"?

    ResponderExcluir